SOS

Património em risco

Noras, um património a preservar

O património é de todos nós e para todos nós, é a identidade cultural de um povo e como tal, é dever de todos nós ajudar a salvaguardar e preservar esse património.


Esta é uma nora de água de tracção animal, que servia essencialmente para o regadio dos campos.
É composta por uma roda que faz mover uma cadeia metálica, à qual estão presos alcatruzes (baldes que transportam a água), era movida por burros ou machos que de olhos vendados andavam à volta do engenho, fazendo assim descer os alcatruzes vazios que eram enchidos no fundo do poço e quando subiam cheios, ao atingirem a posição mais elevada do engenho, vertiam a água numa calha que a conduzia até ao seu destino.


Em tempos as noras foram um instrumento de trabalho muito importante para os nossos antepassados. No entanto, com o passar dos anos e o progressivo avanço da tecnologia, elas acabaram por ser substituídas por outro tipo de mecanismos.
Hoje em dia ao abandono, elas estão em risco de desaparecer e, se isso acontecer, com elas um pedaço da nossa história e evolução desaparecerá também.

Vanda Guerreiro

Património Degradado


Não se deve deixar degradar o património.

Cidália

Preservem a Natureza

As pessoas deviam ter mais cuidado e não deixarem o lixo no Parque da Fonte Férrea. Apelo para que não o destruam porque acabam com um local muito bom e saudável.
Não o destruam mas sim preservem-no, pois vão ver que tem muito mais valor.
Ana Maria







Pousada de São Brás de Alportel


A Pousada de S. Brás de Alportel foi encerrada por falta de viabilidade financeira pelo grupo Pestana.

Lurdes Fernandes

A destruição de um património único
  

Um dos maiores atentados ao património dos últimos 50 anos no Concelho de São Brás de Alportel, foi a destruição da Fonte Santa. Um local com história e que pertence a todos nós ficou neste estado como a foto documenta.
 Carlos Lopes

Alerta à Calçadinha

Gostaria de fazer um alerta aos jovens de hoje:
"Preservem o património, neste caso a Calçadinha Romana."
Na minha opinião é uma pena estragarem e partirem as placas com a identificação dos troços que custam imenso dinheiro ao nosso município. 
Deveria também haver o cuidado, por parte das pessoas que passeiam os seus  cães neste local, de deixá-lo limpo para que todos possamos desfrutar deste espaço. 
Lisdália Pereira




A "Calçadinha " de São Brás de Alportel

São bem visíveis os actos de vandalismo às placas identificativas do percurso da Calçadinha. É inadmissível que nos dias de hoje isto aconteça ao nosso património. Mesmo assim sugiro uma visita a esta via romano-medieval, testemunho dos primeiros fluxos mercantis da zona.




Anabela Guerreiro



Chaminés

As chaminés algarvias são famosas pela sua beleza. Em São Brás de Alportel ainda existem muitas destas chaminés que, embora pouco preservadas, continuam a ser uma marca do nosso património.
Deve-se proteger e valorizar em beneficio do património que é de todos nós.

Carla Pandeiro











Azinheira do Alportel sem condições

A azinheira está circundada por prédios, tem espaço para piqueniques mas a área não está cuidada para que tal aconteça, poderia ter mesas de madeira com bancos, poderia ser uma zona de lazer muito agradável.
Mariana Jesus

Lavadouro Municipal
É uma pena o estado em que se encontra o lavadouro. A sujidade e degradação saltam à vista de quem lá passa. Seria bom se as autoridades competentes olhassem um pouco para a degradação em que está o lavadouro. Este poderia ser um local a visitar, não só pelas pessoas que o poderiam usar como por turistas que vêm visitar o nosso concelho.
  
Helena Feitor


Estrada Nacional ENº2


A estrada nacional ENº2 foi o primeiro grande eixo rodoviário, como estrada património, a ENº2 tem levado machadadas muito grandes. Há troços completamente destruidos e em algumas povoações como São Brás de Alportel, perdeu estatuto e foi humilhamente transformada em rua de sentido único .
Sandra Grilo
Património Degradado



Uma nora outrora muito útil porque era daqui que tiravam toda a água necessária para regar os campos e para a lida doméstica. Hoje está ao abandono.

Gloria Santos



Antigo Palácio da verbena


O jardim  da verbena era composto por um palácio ,que foi destruido pelo terramoto de 1755.Foi uma grande perda,pois hoje seria uma mais valia para a nossa pacata vila de S.Brás de Alportel como uma das principais atracções turisticas.
Leonor de Freitas.







Cidade dos Mouros na Mesquita

 No sitio da Mesquita na época dos Mouros  havia lá uma cidade, que com o passar do tempo foi então destruída. É uma pena não ter sido preservada porque hoje seria um dos atractivos importantes nestas redondezas.
 Valentina Santos.


3 comentários:

  1. Esta mensagem é para a dona Mariana Jesus diga-me uma coisa afinal a Azinheira é um sitio bonito para piqueniques ou não ,você num lado diz uma coisa no outro diz outra afinal está a gozar connosco.O BLOG está muito interessante mas encontro certas coisa que me deixam um pouco surpreendida,ao falarem da nossa terra do nosso património

    ResponderEliminar
  2. Isto não é uma brincadeira. Foi um trabalho sério, que merece respeito.
    Podem/devem dar sugestões de melhoria de outras coisas que não achem bem em S. Brás, relacionadas com (e apenas) o Património.

    ResponderEliminar
  3. As mensagens de alerta que aqui são "postadas", quer sejam propostas pelos editores do Blog quer sejam enviadas por qualquer outro Sambrasence, nunca devem ser críticas inconsequentes, maldosas ou anónimas, mas sim propostas assumidas de melhoramento do belo património de SBA.
    Sejam positivos, contribuam para um melhor património em SBA!

    ResponderEliminar

Contribua para o melhoramento deste Blog que é de todos os Sambrasences, enviando notícias e propostas de melhoramento. Assuma as suas opiniões e participe!